DOCENTES PERMANENTES
LINHA DE PESQUISA: Literaturas, sujeitos e práticas sociais
Mulher, mãe, possui graduação em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia, graduação em Direito, também pela Universidade do Estado da Bahia. É psicanalista. Possui especialização em Estudos Comparados em Literatura de Língua Portuguesa pela Universidade Estadual de Santa Cruz, Especialização em Antropologia, Mestrado em Literatura e Diversidade Cultural pela Universidade Estadual de Feira de Santana e Doutorado em Letras, Linguística e Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC/RS. Atualmente é professora titular B na Universidade do Estado da Bahia e na Secretaria de Educação do Estado da Bahia. Coordenadora do grupo de pesquisa “Múltiplas Linguagens: estudo, ensino e formação docente”. Na condição de professora formadora, prestou consultorias e assessorias em órgãos públicos - Instituto Anísio Teixeira / IAT e Secretaria do Estado da Bahia/ SEC-BA; e em alguns municípios do estado da Bahia. Integrou equipes de formação e avaliação de programas como: Plataforma Freire/ PARFOR/ UNEB/ CAPES. Tem experiência e interesse por trabalhar nas áreas de Letras, com ênfase em literaturas de língua portuguesa, ensino de literatura, literatura baiana, literatura de autoria feminina, direito, psicanálise e literatura, direito e gênero. Interessa-se por desenvolver estudos nos seguintes eixos temáticos: literaturas, leitura, formação de professores, memória, psicanálise, gênero, (auto) biografias, violência e juventude, estado e cidadania, educação em direitos humanos (tecnologias, população vulnerável, educação inclusiva e antropologia jurídica).
ÁREA DE INTERESSE: Literaturas, leitura, formação de professores, memória, psicanálise, gênero, (auto) biografias, violência e juventude, estado e cidadania, educação em direitos humanos, tecnologias, população vulnerável, educação inclusiva e antropologia jurídica.
LINHA DE PESQUISA: Linguagens, contextos e letramentos
Licenciado em Letras Vernáculas com Língua Estrangeira – Inglês (UFBA). Especialista em Metodologias e Práticas de Ensino em Gênero e outros temas transversais (FFCH/NEIM -UFBA). Mestre em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismos (PPGNEIM-UFBA). Doutor em Difusão do Conhecimento pelo Programa de Pós-Graduação Multidisciplinar e Multi-institucional em Difusão do Conhecimento (PPGDC/UFBA). Professor adjunto da Universidade do Estado da Bahia e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias das Linguagens (PPGTEL/UNEB).
ÁREA DE INTERESSE: Análise de Discurso Crítica; Linguagens, cultura, mídia e suas interfaces com as relações de gênero e sexualidade; Análise Cognitiva Polilógica; Abordagens interdisciplinares em linguística aplicada; Teorias e epistemologias feministas e queer; Ensino de língua estrangeira, Currículo e formação docente; Cartografias de fenômenos emergentes; Escritura encarnada.
LINHA DE PESQUISA: Linguagens, contextos e letramentos
Fábio Araújo Oliveira possui Licenciatura Plena em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia-UNEB (1995), Mestrado em Letras/Linguística Aplicada pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2003), Doutorado em Linguística/Análise do Discurso pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP (2015) e Pós-doutorado em Linguística/Análise do Discurso pela Unicamp (2019). Atualmente é Professor Adjunto B de Língua Portuguesa e Linguística da UNEB, no DCH V, atuando no curso de Licenciatura em Letras/Língua Portuguesa, no PROFLETRAS e no PPGTEL. É um dos organizadores do livro "O ensino de Língua Portuguesa: desafios, práticas e alcances (Pontes, 2023)". Também é escritor, com três livros publicados: "Segredos, Verdades e Mentiras" (contos e crônicas), "Caminhos" e "Até cansar o cansaço" (poemas). É membro do grupo de pesquisa Mulheres em Discurso (MULHERDIS), do Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP, e líder do grupo de pesquisa MasculinidaDIS (DCH V UNEB). Participou do redimensionamento do curso de Licenciatura em Letras/Língua Portuguesa da UNEB, aprovado em 2020, e foi presidente da Comissão de Elaboração do Projeto do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias das Linguagens - PPGTEL (DCH V UNEB), aprovado pela CAPES em 2023.
ÁREA DE INTERESSE: Tem experiência na área de Letras e Linguística, com ênfase em Análise do Discurso e Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: texto, discurso e ensino; tecnologias das linguagens; o discurso sobre as masculinidades; o discurso sobre a produção literária; e ensino de gramática. Também se interessa pela área da Psicanálise.
LINHA DE PESQUISA: Linguagens, contextos e letramentos
Graduada em Letras pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1999). Especialista em Língua Portuguesa - Gramática- pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2001). Mestre em Letras e Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal da Bahia (2009) e Doutora em Língua e Cultura pela mesma universidade (2014). É professora no curso de graduação em Letras, Língua Portuguesa e Literaturas da Universidade do Estado da Bahia, Campus V, e do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS). É membro do grupo de pesquisa Mosaico: estudo das normas constitutivas do português brasileiro e das suas contribuições para as práticas de ensino de língua e coordena o projeto de pesquisa Variação linguística, ensino de gramática e elaboração de propostas didáticas.
ÁREA DE INTERESSE: Sociolinguística, Variação Linguística e Ensino, e Ensino de Língua PortuguesaLINHA DE PESQUISA: Literaturas, sujeitos e práticas sociais
Possui graduação em Português/Inglês e Literaturas pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB (1998), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia – UFBA (2009) e doutorado em LETRAS pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS (2014). É professora adjunta da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), DCH V; Professora permanente do Mestrado Profissional em Letras- PROFLETRAS e do Mestrado em Tecnologias das Linguagens - PPGTEL, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, linguagem, letramentos, leitura e ensino, literatura contemporânea.
ÁREA DE INTERESSE: Educação, linguagem, letramentos, leitura e ensino e literatura contemporânea.
LINHA DE PESQUISA: Literaturas, sujeitos e práticas sociais
Graduado em Letras Vernáculas, especialista em Estudos Literários, mestre em Literatura e Diversidade Cultural (UEFS), doutor e Pós-Doutor em Letras (PUCRS). É professor pleno da área de Literatura da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus V, Santo Antônio de Jesus, onde atua no curso de Licenciatura em Letras, Língua Espanhola e Literaturas, no Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) e no Mestrado em Tecnologias das Linguagens (PPGTEL).
ÁREA DE INTERESSE: Literatura popular; Literatura e outras artes; Literatura e diálogos tecnológicos; Escrita criativa.
LINHA DE PESQUISA: Linguagens, contextos e letramentos
Professor Titular da Universidade do Estado da Bahia, Colegiado de Letras Espanhol. Licenciado em Letras/ Língua Portuguesa, Inglesa, Espanhola e Respectivas Literaturas – UNEMAT, Especialista em Metodologias de Línguas Estrangeiras – UNEMAT, Mestre em Educação - UNEB, Doutor em Educação – UFBA, Coordenador do Grupo de Estudos em Linguagens, Letramentos e Mídias Digitais – GELLMAD, escritor, poeta, contista, poetrexista.
ÁREA DE INTERESSE: Ensino de multiletramentos aportados nas teorias da Semiótica Social da Gramática do Design Visual, da Multimodalidade e da Análise de discursos digitais.
LINHA DE PESQUISA: Literaturas, Sujeitos e Práticas Sociais A Profa. Dra. Rosemere Ferreira da Silva possui Graduação em Letras pela Universidade Federal de Sergipe (1998), Mestrado em Letras e Linguística, na linha de Teorias e Crítica da Literatura e da Cultura, pela Universidade Federal da Bahia (2006), Doutorado em Estudos Étnicos e Africanos, pela Universidade Federal da Bahia (2010), tendo realizado Estágio de Doutorado Sanduíche na Temple University, Philadelphia - USA, sob a orientação do Prof. Dr. Lewis Ricardo Gordon e da Profa. Dra. Jane Anna Gordon. A docente realizou seu primeiro Pós-Doutorado na University of Connecticut, no Departamento de Filosofia, em 2017. Na condição de pesquisadora visitante, na mesma instituição, a docente cumpriu os requisitos do segundo pós-doutoramento no ano acadêmico de 2022-2023. Rosemere Ferreira da Silva é professora Titular do Departamento de Ciências Humanas- DCH- Campus V, da Universidade do Estado da Bahia UNEB, onde coordenou o Mestrado Profissional em Letras- PROFLETRAS em 2016 e, atualmente, coordena o grupo de pesquisa Literatura e Afrodescendência (LAD). A pesquisadora tem experiência na área de Letras, Língua Portuguesa e Literaturas, com ênfase nos estudos da Literatura Brasileira, da Literatura Afro-Brasileira, da Literatura de Autoria Indígena e da Literatura Comparada atuando, principalmente, nos seguintes temas: afrodescendência, identidade cultural, literatura pós-colonial, cultura brasileira e estudos étnicos e africanos. A professora também faz parte da equipe editorial do Black Issues in Philosophy e coordena projetos voltados para a literatura afro-brasileira e caribenha no Caribbean Philosophical Association (CPA).
ÁREA DE INTERESSE: afrodescendência, identidade cultural, literatura pós-colonial, cultura brasileira e estudos étnicos e africanos
DOCENTES COLABORADORES
LINHA DE PESQUISA: Literaturas, sujeitos e práticas sociais
Atualmente é professora do Curso de Letras - Inglês da Universidade do Estado Bahia no Campus V e Doutora em Estudos Étnicos & Africanos no Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO) da Universidade Federal da Bahia. No ano de 2020 idealizou e coordena o projeto de ensino de inglês afro centrado Afro Class Collective, um coletivo de professores que tem o compromisso de fazer mais pessoas pretas dominarem inglês. Realizou seu curso de Mestrado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (2005) com dissertação sobre Literatura Africana, em especial sobre Chinua Achebe e Graduação em Letras Português/Inglês pela Universidade Federal Fluminense. Foi contemplada com Bolsa para Diplomacia pela Ministério das Relações Exteriores, além de ter participado do Curso Avançado de Relações Raciais - Fábrica de Ideias, promovido pela Universidade Federal da Bahia em 2006/CEAO. Durante seis anos fui coordenadora do Programa Holandês Sephis no Brasil, onde colaborou para o intercâmbio internacional de acadêmicos no Sul Global. No corpo editoral do Pambazuka News, contribuiu na difusão de informações sobre África de língua portuguesa e Brasil.
ÁREA DE INTERESSE: Estudos étnicos, relações raciais e inglês afro.
LINHA DE PESQUISA: Linguagens, contextos e letramentos
Doutor e Mestre em Letras e Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Professor Adjunto da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), onde atua como docente no Colegiado de Letras - Língua Portuguesa e Literaturas e no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias das Linguagens - PPGTEL. É líder do Grupo de Pesquisa Epistemologias em Didática do Português - EDIPO. Desenvolve pesquisas nas seguintes áreas: Ciências da linguagem e ensino, Didática da Língua Portuguesa, Políticas de ensino de linguagem e Formação de professores de Língua Portuguesa.
ÁREA DE INTERESSE: Didática do Português; Políticas de ensino de Linguagem; Formação de professores.
LINHA DE PESQUISA: Literaturas, sujeitos e práticas sociais
Atualmente é Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), docente do Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS/UNEB. Líder do Grupo de Pesquisa Psicolinguística: Perspectivas Interdisciplinares (GPLPI/UNEB). Coordenadora dos Projetos – “Contos estilizados e desenvolvimento cognitivo” e “Das narrativas clássicas ao cordel: valores humanos em jogo”. Doutora em Psicolinguística pela Universidade de São Paulo - USP (2009), Mestre em Linguística – USP (2005). Especialista em Arteterapia pelo Instituto Junguiano da Bahia/IJBA (2014). Possui bacharelado em Letras (2001) e Licenciatura Plena em Português e Inglês pela Universidade Presbiteriana Mackenzie/SP (2001). Tem experiência na área de Psicolinguística, Linguística, Metodologias Ativas e Inovação, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento de material pedagógico, produção de texto, literatura infantil e juvenil, intertextualidade, oralidade, interação entre narrativa, memória, imagem e outras artes.
ÁREA DE INTERESSE: Desenvolvimento de materiais pedagógicos digitais – audiovisual e game, teatro, cordel, interação entre narrativa, memória, imagem e outras artes.