1 Escritas à Deriva: Redes Literárias nas Malhas da Ficção em Língua Portuguesa e Língua Espanhola

Este projeto intenta investigar a formação de redes literárias na escrita ficcional em língua portuguesa e língua espanhola, contemplando não só os diálogos intertextuais, mas também temáticos e discursivos entre as literaturas africanas, (afro)brasileira, portuguesa e aquelas produzidas pelos países hispânicos, na contemporaneidade, sem recalcar as tensões entre elas. A partir da análise de temas como identidade cultural, discurso nacional, representação étnica, estética e poética literárias, observar-se-ão os trânsitos transatlânticos e latino-americanos desprogramados dessas literaturas (deriva), bem como a força desconstrutora das novas rotas que elas traçam nos dias atuais, ao tecer uma ficção que descentra valores ocidentais hegemônicos e erigir uma história a contrapelo em suas respectivas malhas.

Líder (es) do grupo:

João Evangelista do Nascimento Neto

José Henrique de Freitas Santos

Situação: Certificado

Ano de formação: 2008

Área predominante: Linguística, Letras e Artes; Letras

Instituição do grupo: Universidade do Estado da Bahia – UNEB

Link de acesso: https://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/610886

2        Epistemologias em Didática do Português – EDIPO

As pesquisam do grupo buscam elaborar fundamentos teórico-metodológicos e produções técnicas referentes aos elementos que constituirão a didática da língua portuguesa como um campo particular de investigações sobre o ensino de linguagem como objeto específico no amplo quadro da didática geral e da linguística aplicada.

Líder(es) do grupo:

Marcos Bispo dos Santos

Situação : Certificado

Ano de formação: 2019

Área predominante: Linguística, Letras e Artes; Letras

Instituição do grupo: Universidade do Estado da Bahia – UNEB

Link de acesso: https://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/460817

3        GELILT – Grupo de Estudos de Língua Inglesa, Literaturas e Tradução

Trata-se de um grupo formado por professores, alunos, funcionários e convidados, vinculados ao Colegiado de Letras, Língua Inglesa e Literaturas, do Departamento de Ciências Humanas, Campus V, da Universidade do Estado da Bahia. Nosso quadro tem pesquisas voltadas à língua, ao ensino-aprendizagem da língua inglesa, à literatura e à tradução. O grupo, que responde também pela sigla GELILT, objetiva propiciar estudos, publicações, eventos e outras atividades ligadas à pesquisa, ao ensino e à extensão. A perspectiva é de que, trabalhando em redes colaborativas, os/as pesquisadores/as possam ampliar e compartilhar conhecimentos de forma mais dinâmica.

Líder (es) do grupo:

Sally Cheryl Inkpin

Ilmara Valois Bacelar Figueiredo Coutinho

Pesquisadores:

Adelino Pereira dos Santos

Alyxandra Gomes Nunes

Ilmara Valois Bacelar Figueiredo Coutinho

Situação : Certificado

Ano de formação: 2016

Área predominante: Linguística, Letras e Artes; Letras

Instituição do grupo: Universidade do Estado da Bahia – UNEB

Link de acesso: https://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/235842

4        MasculinidaDIS – Masculinidades em Discurso

Espera-se que o Grupo de Pesquisa MasculinidaDIS promova o encontro entre pesquisadores de diversas áreas que tenham interesse em investigar discursos sobre as masculinidades, principalmente no que diz respeito a questões que se apresentam como problemas para a sociedade e, especialmente, para grupos de sujeitos estigmatizados. Espera-se também que este grupo de pesquisa promova a reflexão sobre a temática em questão e os seus desdobramentos, através de atividades de pesquisa e extensão, como organização de livros e dossiês, publicação de textos científicos, realização de encontros acadêmicos, realização de atividades de extensão na/para a comunidade em geral etc.


Nesse sentido, é desejado que o MasculinidaDIS atue na construção de uma sociedade melhor, mais justa e igualitária, bem como contribua para o melhoramento da abordagem sobre as masculinidades no ensino básico.

Líder (es) do grupo:

Fábio Araújo Oliveira

Robson Batista de Lima

Situação : Certificado

Ano de formação: 2020

Área predominante: Linguística, Letras e Artes.

Instituição do grupo: Universidade do Estado da Bahia – UNEB

Link de acesso: https://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/687493

YouTube: https://www.youtube.com/@ExtensaoMasculinidadis

5        Múltiplas Linguagens: Estudo, Ensino e Formação Docente

O grupo agrega pesquisadoras que atuam na Universidade do Estado da Bahia. As pesquisas a ele associadas visam contribuir para transformar a escola pública e para o desenvolvimento regional, investigando problemas de interesse das comunidades e repercutindo no processo de ensino-aprendizagem de línguas, literaturas e cultura, bem como Gênero, no desenvolvimento de habilidades de leitura e produção de textos, considerando-se linguagens diversas, e na formação docente, além de contribuir para o combate à violência.

Os dados coletados e analisados buscam fornecer subsídios para a identificação de dificuldades no processo de ensino-aprendizagem e para a formulação de sugestões e elaboração de materiais didáticos que favoreçam a melhoria na qualidade do ensino, utilizando pressupostos teóricos que fundamentem transformações substanciais na prática em sala de aula e disseminando novas técnicas de ensino-aprendizagem e novas tecnologias, com ênfase na transdisciplinaridade. Tais resultados deverão ser apresentados publicamente e discutidos com professores da rede pública de ensino.

Líder(es) do grupo:

Carla de Quadros

Patrícia Ribeiro de Andrade

Área predominante: Linguística, Letras e Artes; Letras

Instituição do grupo: Universidade do Estado da Bahia – UNEB

Situação : Certificado

Ano de formação: 2003

Área predominante: Linguística, Literatura.

Instituição do grupo: Universidade do Estado da Bahia – UNEB

Link de acesso: https://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8154

6        Psicolinguística: Perspectivas Interdisciplinares

O Grupo de Pesquisa Psicolinguística Perspectivas Interdisciplinares (GPLPI/CNPq/UNEB) tem por objetivo integrar alunos da graduação em Letras, do PROFLETRAS (UNEB), do PPGTEL (UNEB) e participantes externos, a fim de ampliarmos a consciência cognitiva por meio do Projeto “Contos estilizados e desenvolvimento cognitivo”. O referido Projeto delineia-se na construção de novas histórias, a partir de narrativas clássicas, com algumas mudanças que não afetam o sentido original (SANTANA, 2008), por exemplo, adicionando alimentos saudáveis em Alice no país das maravilhas, entre outros. Paralelamente são elaborados filmes curtos com as narrativas estilizadas que podem ser aplicadas na Educação Básica, com objetivo de observarmos o desenvolvimento cognitivo, linguístico e discursivo dos escolares.


Nesta perspectiva, a referida proposta de intervenção deve contribuir para transformar a escola pública num ambiente saudável para o desenvolvimento biopsicossocial dos aprendizes, repercutindo no processo de ensino-aprendizagem, através do estímulo de habilidades de leitura de imagens, interpretação e compreensão, considerando a linguagem simbólica dos contos de fada, da produção de animações e de amostra artística cultural.

Líder(es):

Priscila Peixinho Fiorindo

Situação do grupo: Certificado

Ano de formação: 2013

Área predominante: Linguística, Letras e Artes.

Instituição do grupo: Universidade do Estado da Bahia – UNEB

Link de acesso: https://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/42889

YouTube: https://m.youtube.com/channel/UCg_-JL7ByTGWDoNh4PazcfA