1        AUTORIAS DISSIDENTES, ESCRITA ORGÂNICA E RE-LOCAÇÕES: EXISTÊNCIAS LITERÁRIAS DE MULHERES NA CONTEMPORANEIDADE

Linha de Pesquisa: Literaturas, sujeitos e práticas sociais

Descrição: Há algumas décadas diversas pesquisadoras nos posicionamos criticamente sobre a constituição do cânone literário brasileiro. Nomes de escritoras figuram timidamente nos livros didáticos do Ensino Médio apenas nos conteúdos relacionados ao século XX e um movimento espiralar conecta as ausências reproduzidas pela escola à invisibilidade referendada pelos currículos de Licenciatura em Letras – espaço de formação inicial de educadoras/es. Raramente encontraremos referências a Maria Firmina dos Reis, Carolina Maria de Jesus, Cassandra Rios, Gilka Machado, Conceição Evaristo e outras escritoras como intérpretes do Brasil. É adequado referirmo-nos a uma genealogia de apagamentos que interditou a posição autoral de mulheres no nosso e em outros contextos (Cf. ANZALDÚA, 2000; DUARTE, 2003; HOLANDA et PAIVA, 2015; LORDE, 2019; SCHMIDT, 2002). A partir de tal reflexão, este projeto implica numa dupla atuação que consiste em expor o caráter lacunar do cânone e rasurar os limites impostos a tais subjetividades. Incidiremos sobre as lacunas que historicamente têm restringido a inserção mulheres escritoras no contexto editorial (Cf. HOLANDA et PAIVA, 2015) e também interditado o acesso de leitoras/es às suas produções. Situamo-nos no para além do caráter temático a fim de alcançarmos a dimensão autoral, o que justifica o nosso interesse em considerar atos representacionais como espaços poético-políticos de dissidência e re-existência “(…) em contextos marcados por “(…) uma assimetria de gênero socialmente construída” (Cf. BUTLER, 2016, p. 34) e pela lógica da heteronormatividade compulsória. Tal como discute Butler, essas subjetividades precisam ser vistas como existências plurais, daí que as trataremos como autorias complexas, afastando-nos de qualquer essencialismo ou pretensão universalizante do termo mulher. Considerando a perspectiva interseccional, dialogamos Audre Lorde (2019) e outras feministas negras (KILOMBA, 2019; HOOKS, 1995). Lorde nos desafia a repensar a homoafetividade entre mulheres e suas implicações nas escritas lésbico-feministas negras, sendo a que “lucidez penosa e urgente” (LORDE, 2019, p. 51) comporta o entendimento crucial da necessidade de se travar “(…) uma guerra contra as tiranias do silêncio (…)” (p. 52). Daí que seja fundamental dialogarmos com as suas reflexões sobre a transformação do silêncio em linguagem e ação. O percurso reflexivo se amplia com a noção de “escrita orgânica” ensejada por Gloria Anzaldúa (2000). Em sua “Carta às mulheres escritoras do terceiro mundo” Anzaldua lança questionamentos sobre as interdições históricas que impossibilitam às mulheres negras e indígenas a demarcação dos lugares de escritoras. Anzaldua argumenta em favor da periculosidade da escrita de mulheres, que reside no fato de tal experiência com a palavra possivelmente instituir fendas profundas nos discursos hegemônicos. A autorrepresentação literária é uma forma de combate na medida em que a escrita de si não deve ser pensada pelo viés da individualidade, mas antes como experiência na qual vários eus se fundem e há a possibilidade de identificação experimentada por outras mulheres. Por entender que a carta de Anzaldua ainda reverbera socialmente, as suas reflexões viscerais são aqui acolhidas ao considerarmos a literatura de mulheres cis e trans contemporâneas como respostas ficcionalizadas a essas perguntas lançadas há mais de três décadas. O presente projeto será desenvolvido no âmbito do Grupo de Pesquisa LEALL (CNPq/UNEB), o que nos permitirá fortalecer o conjunto de estudos em andamento no LEALL e apresentar contribuições ao processo formativo de jovens pesquisadoras no Território Cultural Recôncavo. Desse modo,, vislumbramos o fortalecimento do campo da escrita criativa de mulheres cis e trans no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias das Linguagens (PPGTEL–DCH-UNEB), entrecuzando as dimensões artística, política e acadêmica.

Professor (a): DANIELA GALDINO NASCIMENTO

Data de Início: 01/03/2020

 

2        CARTOGRAFIAS DOS PROCESSOS FORMATIVOS DE DISCENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS/ Língua Inglesa

Linha de Pesquisa: Linguagens, contextos e letramentos

Descrição: Produção de conhecimento que objetiva tecer experimentações e compreensões acerca dos processos formativos de graduandos e graduandas do curso de licenciatura em língua Inglesa e suas respectivas literaturas. Para tanto, toma a escrita como um modo de existência e (re)sistência epistêmica e científica, valorizando o protagonismo discente nos processos formativos e entendendo-o como um modo implicado de criação de saberes produzidos na interface entre a docência e a pesquisa. Desse modo, a formação é entendida em toda a sua complexidade, ou seja, não somente nos horizontes teóricos, mas principalmente na vida encarnada das práticas sociais e pedagógicas, nas epistemologias e políticas de si. Com isso, explora-se as conexões entre a memória pessoal e histórica, os relatos auto-etnográficos, bem como explora-se as pistas do método cartográfico, seja mapeando saberes experienciais, seja habitando territórios formativos como os estágios curriculares supervisionados. De modo mais objetivo, busca-se estimular os e as discentes a pesquisar a sua própria formação de modo polilógico, reflexivo e crítico através da escrita encarnada como modo próprio e apropriado de criação de saberes. A modelagem metodológica baseia-se na experimentação cuja bricolagem se inspira na cartografia, na observação participante, nos diários de campos da etnografia e na perspectiva da Pesquisa Encarnada.

Professor (a): CLEBEMILTON GOMES DO NASCIMENTO

Data de Início: 01/03/2021

3        Intelectuais Negras: biografias e poéticas

Linha de Pesquisa: Literaturas, sujeitos e práticas sociais

Descrição: O projeto de pesquisa intitulado Uma leitura contemporânea das representações negras em textos da historiografia literária brasileira procura estudar as diferentes representações de negros/as e afrodescendentes em textos literários do século XIX e/ou séculos XX/XXI, em contraste com uma produção literária afro-brasileira, com o objetivo de levantar discussões acerca do modo como alguns discursos produzidos operam processos de caráter racista e discriminatório, em contextos que incidem diretamente sobre o desenvolvimento das populações negras do país. É igualmente importante proceder à análise dos critérios utilizados nos textos literários pelos escritores afro-brasileiros para reverter o sistema e as relações tradicionais de representação, nas quais a categoria “negro” é construída, tendo como fundamento os estereótipos depreciativos. Dessa forma, supõe-se que temáticas, linguagens, inovações formais ou estilísticas, intervenções críticas do trabalho intelectual, rupturas com o cânone e ressignificações discursivas e outros aspectos, possam criar um movimento de trocas culturais, a partir da proposição crítica de leitura da literatura brasileira em diálogo com a literatura afro-brasileira. Já o projeto de pesquisa denominado Intelectuais Negras: biografias e poéticas, desenvolvido em consonância com o primeiro, configura-se como um estudo biográfico e poético sobre a especificidade da produção literária das escritoras negras- séculos XIX-XXI e envolve a seleção de escritoras negras da literatura afro-brasileira, tendo como finalidade principal apresentar as autoras, a partir de três momentos distintos em que contribuíram para a formação da literatura afro-brasileira: como precursoras, na consolidação e na contemporaneidade. Os textos de apresentação das escritoras serão produzidos pelos discentes de pós-graduação do Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS, regulares e egressos e pelos discentes, regulares e egressos, da graduação em Letras, Língua Portuguesa e Literaturas da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus V. Além do investimento na escrita biográfica e poética dos discentes da UNEB para a produção dos textos, o material será ilustrado e organizado com o propósito que o trabalho literário das autoras ganhe visibilidade, principalmente, no segmento de formação educacional da educação básica. Os dois projetos de pesquisa dialogam entre si, a partir do destaque à clivagem racial e de gênero, e estão totalmente referendados pela Lei n. 10.639/2003, para o estudo da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Importante lembrar que a lei destacada alterou a Lei n. 9.394/1996 e foi atualizada pela Lei n. 11.645/2008, que inclui também a abordagem da Cultura Afro-Brasileira e Indígena no âmbito educacional. A metodologia aplicada aos dois projetos está centrada na proposição de operadores teóricos transdisciplinares de investigação da pesquisa bibliográfica e da relação que o levantamento da pesquisa estabelece com outras vias de divulgação da literatura no meio digital como blogs, sites informativos e aplicativos, que se valem como espaços relevantes para a circulação de ideias para a produção de material científico e tecnológico. Os projetos proporcionam aos discentes a divulgação de estudos críticos sobre a contribuição da literatura afro-brasileira, sobretudo, no tocante à produção negra e feminina, em eventos científicos e para a publicação em periódicos acadêmicos e outras vias de adequação tecnológica, através do trabalho realizado pelo grupo de pesquisa Literatura e Afrodescendência. (LAD). Torna-se fundamental que o conjunto de escritores, sobretudo, de escritoras e suas respectivas produções literárias, sejam inclusos na formação educacional de futuros docentes e discentes, criando, dessa forma, um acervo literário, cujas características bibliográficas/digitais sejam mais representativas da relevância exemplar do texto afro-brasileiro para o exercício do conhecimento crítico nas Ciências Humanas.

Professor (a): ROSEMERE FERREIRA DA SILVA

Data de Início: 24/04/2013

4        LIMIARES DA PROSA DE FICÇÃO CONTEMPORÂNEA: MIGRÃNCIAS, JORNADAS, DESLOCAMENTOS

Linha de Pesquisa: Literaturas, sujeitos e práticas sociais

Descrição: Assumindo a impossibilidade da linguagem para criar universos totalizantes à imagem de qualquer modelo, a literatura contemporânea cria objetos indisciplinados, melhor compreensíveis por meio de uma epistemologia constelatória (EAGLETON, 1993) voltada a antever, no limiar de molduras disformes, suas próprias (ante)fronteiras de atuação. Inserida na atualidade que faz a poética da diversidade, da relação e coadunando com o “direito à opacidade”, em que os lugares discursivos são questionados e questionam o espetáculo das hegemonias, como nos diz Edouard Glissant (2005), a literatura firma sua inquestionável inserção nas demandas culturais, sociais, políticas e existenciais do presente. Não raro, a opacidade a que reclamamos direito descansa nos entremeios das linguagens, de forma que as muitas ficções (e metaficções), não somente as literárias, dão-se à revisão de significados cristalizados sob o signo do uno. Como nos diz Vaihinger (2011, p. 99), reconhecida a “necessidade de empregarmos ficçoes conscientes como base indispensável de nossas pesquisas científicas, de nosso deleite estético e de nosso agir na prática”, resta operar reflexoes que nos auxiliem a ultrapassar pontos cegos, assumindo o eterno retorno do diferente, do devir e evitando uma redução tautológica do pensamento. Estudar as obras do presente, então, oferece acesso a ficções que nos confrontam com as múltiplas realidades dialogadas no contestado território contemporâneo da literatura (DALCASTAGNE, 2012), por meio de conhecimentos imprescindíveis ao pesquisador das letras, tanto acerca do ato de narrar e suas solicitações leitoras quanto dos conhecimentos referentes às demandas mais caras ao ser-sendo contemporâneo. Nessa perspectiva, o presente projeto de pesquisa tem por objetivo estudar a literatura contemporânea, com vistas a discutir elementos internos de sua constituição linguística, formal e estética, analisando temas, personagens, espaços, pontos de vista, trânsitos (inter)culturais, bem como problematizar o corrente diálogo entre a literatura e outros campos do saber. O intento é realizar estudos acerca de migrâncias, jornadas, deslocamentos, a partir de recortes críticos de análise, inclusive com reflexões acerca da formação leitora e suas demandas atuais, entendendo que o contemporâneo é tempo fragmentado, híbrido, intempestivo, em devir (AGAMBEN, 2013). O primeiro recorte crítico, intitulado Jornadas de mulher, destina-se ao estudo de personagens femininas em romances também de autoria feminina. A metodologia tem abordagem qualitativa e se concretiza por meio de pesquisa bibliográfica, englobando: levantamento bibliográfico; seleção de temas e obras literárias a serem lidas em cada etapa; encontros quinzenais (ou a combinar) com o Grupo de Pesquisa para leituras, análises e encaminhamentos; apresentação das análises individuais e/ou discussão em grupo acerca das obras; elaboração de subprojetos para Iniciação Científica; organização e participação em Eventos; elaboração de artigos para publicação. Espera-se, com este projeto, uma produção profícua dos pesquisadores envolvidos, fortalecendo, nos discentes do Campus V, o trabalho de estudo e socialização das pesquisas com obras literárias contemporâneas, tendo em vista que a literatura instaura o diverso, o oblíquo, o instável, no âmbito da composição narrativa e fora dela, por meio da agência leitora.

Professor (a): ILMARA VALOIS BACELAR FIGUEIREDO COUTINHO

Data de Início: 01/03/2019

5        Texto, Discurso e Ensino

Linha de Pesquisa: Linguagens, contextos e letramentos

Descrição: O Grupo de Pesquisa e Estudos do Núcleo Texto, Discurso e Ensino – doravante abreviado por suas iniciais, e para efeitos de divulgação, como Grupo GENTE, organiza-se como um Grupo de Pesquisa, parte integrante dos Núcleos de Pesquisa e Extensão do Departamento de Ciências Humanas do Campus V e do Departamento de Educação do Campus X da Universidade do Estado da Bahia. Enquanto tal, visa a ser um implemento de ações com vista à formação de pesquisadores, produção e divulgação de conhecimento pela iniciação científica, através da orientação de trabalhos de conclusão de curso nos níveis de graduação, especialização, mestrado e/ou doutorado e pela realização de investigação científica nas áreas de Letras e das Ciências Humanas e Sociais que tenham como objetos de pesquisa fenômenos linguísticos e/ou socioculturais inseridos nas temáticas do texto e/ou do discurso, materializados nos gêneros discursivos, e do ensino de língua portuguesa e de língua inglesa. O Grupo toma como base os fundamentos teóricos das Análises de Discurso, da Linguística Textual, dos Estudos Teóricos do Círculo de Bakhtin, da Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa/Língua Inglesa e/ou quaisquer outros fundamentos teóricos pertinentes às análises e discussões sobre discurso, texto e ensino de língua portuguesa/língua inglesa, para alcance de seus objetivos. Como resultados das investigações, o Grupo GENTE tem também como objetivo oferecer aos professores da educação básica subsídios teóricos e metodológicos para o trabalho com os gêneros discursivos e a compreensão das práticas discursivas que justificaram e justificam a organização dos elementos linguísticos, as estruturas e os modos de funcionamento dos respectivos gêneros. Dessa forma, os resultados dos trabalhos delineados pelo Grupo poderão servir como subsídios e referências para o professor em serviço e para a formação de docentes nessas áreas de interesse. As pesquisas efetivadas pelo Grupo GENTE deverão estar inseridas em uma das três ou na articulação das linhas de pesquisa aqui delineadas: I – Descrição e análise de gêneros discursivos de diferentes esferas de produção e circulação; II – Práticas discursivas, regularidades linguístico-textuais e modos de funcionamento de gêneros discursivos como objetos pedagógicos; III – Gêneros e práticas discursivas, de origem, circulação e/ou funcionamento em mídias contemporâneas.

Professor: Adelino Pereira Dos Santos

Data de Início: 01/03/2020

6        VARIAÇÃO LINGUÍSTICA, ENSINO DE GRAMÁTICA E ELABORAÇÃO DE PROPOSTAS DIDÁTICAS

 Linha de Pesquisa: Linguagens, contextos e letramentos

Descrição: O projeto está voltado para os usos da linguagem na perspectiva sócio-histórica e sociocomunicativa e pretende estudar aspectos linguísticos em variação no português brasileiro evidenciados em textos escritos por estudantes da educação básica e do ensino superior, a fim de fomentar reflexões e propostas didáticas para referenciar o ensino de gramática e de variação linguística na escola. Para tanto, será organizado um acervo de textos escolares representativo dos usos da modalidade escrita formal da língua portuguesa, a partir do qual será possível mapear os processos de variação e mudança linguísticas, correlacionando-os a fatores inerentes à sua estrutura interna, a processos sócio-históricos do português brasileiro e a características dos sujeitos envolvidos, como posição na comunidade, experiências de leitura e escrita, exposição às mídias sociais, gênero, faixa etária, etc., além de questões ligadas à situação discursiva. A partir da comparação entre usos linguísticos de sujeitos de diferentes níveis de escolaridade, será possível diagnosticar em que medida a escola tem atuado na recuperação das formas padrão da língua. A pesquisa pretende, ainda, descrever a abordagem dada aos fenômenos gramaticais nos manuais de ensino, em gramaticais tradicionais e aulas de LP e apontar propostas para guiar o professor, teórica e metodologicamente, pelos caminhos de uma prática docente que se afaste do equívoco de que ensinar gramática é ensinar norma-padrão e sua metalinguagem e que parta do conhecimento epilinguístico do aluno bem como da pluralidade de normas a serviço das diferentes atividades comunicativas. Alinhando- se ao contexto atual, propõe-se também como objetivo desenvolver estratégias metodológicas e materiais didáticos para o ensino de morfossintaxe da língua portuguesa com suporte tecnológico. A fim de se chegar ao objetivo pretendido, estabelece-se o seguinte caminho metodológico: a. leitura e sistematização de referenciais teóricos sobre sociolinguística variacionista, sociolinguística educacional, ensino de Língua Portuguesa, constituição histórica do português brasileiro e aspectos linguísticos que o caracterizam; b. diagnóstico da realidade do ensino de LP na educação básica a partir de observações diretas de aulas, análise de material didático e entrevistas com docentes, a fim de identificar qual o tratamento dado ao componente gramatical e à variação linguística; c. constituição de corpus – coleta, digitalização e transcrição de textos escritos por estudantes da educação básica e do ensino superior; d. realização de estudos acerca de aspectos em variação evidenciados na escrita dos estudantes; e. elaboração de propostas pedagógicas e material didático para apoio ao ensino de língua portuguesa com aplicação de tecnologias; f. realização de oficinas em escolas públicas para aplicação e avaliação das propostas metodológicas e do material didático; g. realização de oficinas e/ou minicursos direcionados a estudantes de Letras e docentes de Língua Portuguesa, com ênfase em reflexões e análises de aspectos das normas cultas e populares do português brasileiro bem como sobre metodologias para a abordagem de tais fenômenos nas aulas. A pesquisa terá relevante impacto, uma vez que promoverá investigações que subsidiem a criação de estratégias e materiais para o ensino-aprendizagem de português, promovendo a aproximação entre o saber científico e a prática de sala de aula. Destaca-se, ainda, seu alcance na formação docente, inicial e continuada, uma vez que tanto estudantes do curso de Letras, Língua Portuguesa e Literaturas como professores da rede básica de ensino terão acesso às reflexões e materiais produzidos por meio da participação em oficinas, minicursos e outros eventos, com ênfase em reflexões e análises de aspectos das normas cultas e populares do português brasileiro bem como sobre metodologias para a abordagem de tais fenômenos nas aulas.

Professor (a): GILCE DE SOUZA ALMEIDA

Data de Início: 01/09/2020

7        WORKING TOGETHER: LEITURA EM INGLÊS NA ESCOLA PÚBLICA

Linha de Pesquisa: Linguagens, contextos e letramentos

Descrição: Este projeto busca investigar modos para ampliar a formação de professores da Língua Inglesa no município de Santo Antônio de Jesus (e possivelmente além dele), e como resultado disso, melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem da Língua Inglesa na região. Além de incentivar o estudo das metodologias de ensino no aprimoramento do ensino e da aprendizagem das quatro habilidades, e outros aspectos de formação como os métodos de planejamento e avaliação, etc., visamos ampliar as perspectivas do futuro docente para considerar questões identitárias e promover sua capacidade de levantar discussões de relevância sócio-política na sala de aula. Apoiamos nossos esforços em uma abordagem baseada no Ensino Crítico, Intercultural e Comunicativo que se compromete em promover uma formação que incentiva a interação e o respeito de um espectro amplo e diversificado de povos e culturas na sala de aula e fora dela, não valorizando apenas a cultura de povos de grande prestígio social. O projeto está enraizado nas atividades de pesquisa, extensão e ensino das duas professoras coordenadoras. Desde 2007, a doutora Sally Inkpin, professora nas áreas de Língua Inglesa, Estágio Curricular Supervisionado e Literatura, coordena o projeto de extensão ‘Working Together: Leitura em inglês na escola pública’. Este projeto de extensão produz materiais de leitura com tarefas, respostas e sugestões de uso, dirigidos aos colégios e escolas do município de Santo Antônio de Jesus, Bahia. Os diferentes gêneros dos materiais exploram os antigos temas transversais estabelecidos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN – (MEC/SEF, 1998): a ética, a saúde, o meio ambiente, a orientação sexual, a pluralidade cultural, o trabalho e o consumo, além de outros temas de interesse da comunidade local, visando que os seus leitores não apenas se informem sobre os temas abordados, mas comecem a refletir e dialogar criticamente com os mesmos. O projeto se envolve em várias redes de interação e apoio, incluindo professores universitários, a equipe do projeto de extensão, estagiários universitários, os professores regentes do ensino médio e fundamental que atendem esses estagiários, os alunos destes e os usuários dos materiais do blog, disponibilizados pelo projeto. Além dessas atividades, a professora organiza outros cursos de extensão como o Basic English Course e o Inglês Instrumental e trabalhou por cinco anos no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência com o projeto: “Tecendo leituras, (re) construindo identidades: o lugar das diferenças na sala de aula da língua inglesa”. A professora doutora Alyxandra Gomes Nunes organizou curso de extensão intitulado Literary Readings, e através de debates levantados no encontro, surgiu o interesse na área de pesquisa em Letramento Racial, a partir do referencial teórico de Aparecida de Jesus Ferreira e Nilma Lino Gonçalves. Recentemente a professora começou o projeto de extensão sobre as interconexões entre Letramento Racial Crítico e o uso e desenvolvimento de inglês afro-centrado como ferramenta de combate ao racismo e ao desenvolvimento de uma consciência racial por parte dos licenciandos em Inglês. As duas professoras, membros do Grupo de Estudos em Língua Inglesa, Literaturas e Tradução, resolveram unir seus esforços, formando um projeto em conjunto com a pretensão de oferecer possibilidades de formação e pesquisa de uma perspectiva crítica, intercultural e comunicativa que valoriza o afro-centrismo. Tal abordagem é bem aceito pelo público que a UNEB atende, que é em sua maior parte negra. Ao longo de nosso longo caminho, descobrimos que o processo do ensino e da aprendizagem da Língua Inglesa está facilitado, se fatores da construção identitária estão levados em consideração.

Professor(a): Alyxandra Gomes Nunes

Data de Início: 01/03/2022

8        AS REDES SOCIAIS E AS CARTOGRAFIAS DE “ENSINAGEM”: LETRAMENTOS E PRÁTICAS DE ESCRITA E LEITURA EM AMBIENTES DIGITAIS

Linha de Pesquisa: Linguagens, contextos e letramentos

Descrição: Este trabalho de pesquisa fará, de maneira ampla, as discussões teóricas sobre os processos em que se coloca em uso o celular e os dispositivos móveis digitais como ferramentas pedagógicas e as redes sociais nas cartografias de ensinagem de gêneros textuais digitais e línguas. Para tanto tem como referências ações feitas no Grupo de Estudo em Educação Linguagens e Mídias Digitais – GEELMAD, tendo como objeto-tema de debates as redes sociais e suas cartografias de ensinagem (ANASTASIOU, 1998) de línguas via web. Compreendemos que as redes sociais, através de páginas pedagogicamente direcionadas a conteúdo de línguas, se constituem numa rede de ensinagem; trata-se de uma ação de ensino que objetiva a aprendizagem do estudante, indo além do simples reproduzir do conteúdo por parte do professor; porque, conforme é sabida, na sala de aula tradicional a interação com o conhecimento e a cultura linguística em estudo se encerra numa simples exposição de tópicos, e nada se pode afirmar acerca da apreensão do conteúdo pelo aluno. Nessa superação da exposição tradicional, como única forma de explicitar os conteúdos, é que se inserem as estratégias de ensinagem em destaque aqui, por meio de páginas de redes sociais. Nosso objetivo aqui é problematizar as metodologias tradicionais usadas em sala de aula de línguas que desconsideram as tecnologias digitais como ferramentas auxiliadoras para o processo de ensino e aprendizagem reflexiva e prática de línguas estrangeiras. Para tanto, discutimos algumas páginas de redes sociais, configurando, assim, num estudo de caso, ancorado na etnografia virtual, através da qual poderemos acompanhar as interações em rede, na qual os usuários se constituíram como os nodos da cartografia de ensinagem na web. A priori inferimos que a cartografia da web garante interação e produção de conhecimento linguístico da língua em aprendizagem colaborativa. Assim, distribuímos o objetivo geral em três ações específicas: pesquisar, na rede social Facebook, perfis desenvolvidos para o ensino de línguas; cartografar as principais páginas e ou grupos de ensino de línguas no Facebook; produzir Sequencia didática para o uso de páginas e ou grupo de Facebook como espaço de ensino de línguas; e desenvolver metodologias de ensino baseadas no uso do Facebook como espaço pedagógico. A tecnologia móvel está em contínua evolução e a diversidade de recursos à disposição dos usuários tem garantido a realização de múltiplas tarefas, e uma delas é a conexão móvel que leva à pertinência na rede que, por sua natureza, é espaço de interação e comunicação colaborativa. Sabemos que através das tecnologias móveis a capacidade de aprender, ensinar e criar conteúdos coletivos é indescritível a níveis numéricos, uma vez que pesquisas apontam a existência de mais de bilhões de celulares habilitados em todo o mundo. Neste cenário destacamos a importância de pensar as cartografias de ensinagens como metodologia, pois as redes sociais têm permitido, a partir das mobilidades e deslocamentos espaço- temporais dentro e fora da rede. Obviamente, as tecnologias móveis somam aos projetos pedagógicos do professor na medida em que o profissional adere às ensinagens por elas afirmadas.

Professor (a): ROBERIO PEREIRA BARRETO

Data de Início: 01/03/2021