OFERTA DE DISCIPLINAS – SEMESTRE 2025.1
DISCIPLINA | MODALIDADE | DOCENTE | DIA | HORÁRIO | SALA |
TEL004 – Teorias da Literatura (60h) | Obrigatória | João Evangelista Neto e Carla de Quadros | Quinta-feira | 08h40 às 12h | 14 |
TEL002 – Teorias da Linguagem (60h) | Obrigatória | Gilce de Souza Almeida | Quinta-feira | 08h40 às 12h | 19 |
TEL019 – Pesquisa Orientada (45h) | Obrigatória | ||||
TEL012 – Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação e o Ensino de Línguas (30h) | Optativa | Robério Pereira Barreto | Quinta-feira | 15h30 às 17h10 | 14 |
TEL013 – Texto, Discurso e Tecnologias (30h) | Optativa | Fábio Oliveira | Quinta-feira | 13h30 às 15h10 | 14 |
TEL015 – Tópicos em Letramentos Literários (30h) | Optativa | Priscila Fiorindo | Quinta-feira | 15h30 às 17h10 | 19 |
TEL008 – Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras na Contemporaneidade (30h) | Optativa | Clebemilton Nascimento | Quinta-feira | 13h30 às 15h10 | 19 |
TEL018 – Tirocínio Docente (45h) | Obrigatória |
OFERTA DE DISCIPLINAS – SEMESTRE 2024.2
EMENTAS DAS DISCIPLINAS
DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS PARA AS LINHAS 1 e 2 (6 créditos)
Projeto de Pesquisa 45h 03 créditos
Ementa: Estuda aspectos operacionais da investigação científica, privilegiando discutir concepções, abordagens, tipologias e técnicas da pesquisa quantitativa, qualitativa e mista. Propõe discussões acerca do Projeto de Pesquisa: definição do problema, construção do quadro teórico, levantamento, análise e interpretação de dados, a fim de contribuir com a reelaboração dos projetos de pesquisa dos mestrandos. Discute princípios éticos e perfil do pesquisador.
Tecnologias das Linguagens 45h 03 créditos
Ementa: Aborda a linguagem como uma tecnologia da inteligência. Analisa aspectos históricos, sociais e discursivos de diversas tecnologias produzidas pelo sujeito, em diferentes contextos históricos, para significar o mundo e a si mesmo ou para pôr em circulação textos escritos e impressos ou digitais. Reflete sobre a relação entre (lingua)gem, interpretação e tecnologias.
DISCIPLINA OBRIGATÓRIA PARA A LINHA 1 (04 créditos)
Teorias da Linguagem 60h 04 créditos
Ementa: Apresenta um panorama do desenvolvimento do pensamento linguístico, focalizando o estudo dos fundamentos teóricos e metodológicos das principais teorias da linguagem na contemporaneidade.
DISCIPLINA OBRIGATÓRIA PARA A LINHA 2 (04 créditos)
Teorias da Literatura 60h 04 créditos
Ementa: Estuda a tradição crítica ocidental: as principais correntes da crítica literária – dos Formalistas Russos aos Pós-Estruturalistas. Tendências modernas e contemporâneas da teoria literária. Teoria Literária e as estratégias interdisciplinares contemporâneas. Diálogos contemporâneos entre literatura, outras expressões artísticas e tecnologias da linguagem.
DISCIPLINAS OPTATIVAS (6 créditos)
Atividades de Extensão de Apoio à Comunidade em Tecnologias das Linguagens 30h 02 créditos
Ementa: Aborda a função e a responsabilidade social da universidade pública e, particularmente, da extensão universitária articulada ao ensino e à pesquisa. Reflete sobre as implicações da extensão no processo de formação acadêmico-profissional na área de Letras. Elabora e realiza atividades de natureza extensionista de grande importância social, numa abordagem multi e interdisciplinar, com foco em usos de linguagens e tecnologias.
Didática do Ensino Superior 30h 02 créditos
Ementa: Reflete sobre as funções sociais da universidade e da educação superior e a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Discute o trabalho pedagógico universitário em diferentes contextos. Discute a formação de professores para a educação superior, abordando identidade e profissionalização docente, bem como a matriz organizativa dos saberes relacionados ao campo pedagógico. Contempla o processo didático no ensino superior: currículo, ensino, aprendizagem, professor e aluno. Aborda pesquisas e estudos na área de didática e formação de professores. Reflete sobre a centralidade da avaliação em suas diferentes dimensões: avaliação da aprendizagem, do trabalho pedagógico e institucional. Aborda o planejamento do trabalho pedagógico.
Diversidade linguística e ensino 30h 02 créditos
Ementa: Estuda a diversidade linguística do português brasileiro e sua correlação com elementos da sócio-história. Discute as concepções de norma linguística e suas implicações para o ensino. Analisa a abordagem da diversidade linguística no ensino de português.
Ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras na contemporaneidade 30h 02 créditos
Ementa: Aborda aspectos teóricos, metodológicos, políticos, ideológicos e epistemológicos no ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras na contemporaneidade. Formação do professor de língua estrangeira na contemporaneidade. Práticas de letramento (des)legitimadas em práticas pedagógicas de línguas estrangeiras. Políticas públicas voltadas para o ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras. Ensino- aprendizagem de línguas estrangeiras e práticas discursivas. Contribuições da linguística aplicada para o ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras. Ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras e interculturalidade. Aprendizagem on-line e aprendizagem móvel. Ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras mediada por tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC).
Literaturas Afro-brasileira e Africana 30h 02 créditos
Ementa: Estudo das literaturas e das culturas afro-brasileiras e/ou africanas, com ênfase nas expressões e relações de raça, classe, gênero, etnia e/ou nacionalidade, sob diferentes enfoques analíticos, no que se refere às reflexões contemporâneas da dimensão crítica da escrita literária manifestadas na poesia e/ou na prosa de ficção.
Seminários Avançados em Linguagem, Discurso e Sociedade 30h 02 créditos
Ementa: Estudos referentes aos usos e funcionamentos das linguagens, com temas a serem disponibilizados no período de oferta da disciplina.
Seminários Avançados em Literatura, Cultura e Identidade 30h 02 créditos
Ementa: Estudos relacionados à literatura e seus diálogos entre cultura e identidade, com temas a serem disponibilizados no período de oferta da disciplina.
Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação – TDIC – e o Ensino de Línguas 30h 02 créditos
Ementa: pesquisa teoricamente as aplicações pedagógicas das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação – TDIC – no ensino de línguas; situa o ensino de línguas mediado por Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação – TDIC – na perspectiva comunicativa e analisa aplicativos de ensino de línguas como espaço de aprendizagem em rede.
Texto, discurso e tecnologias 30h 02 créditos
Ementa: Aborda as noções de texto e discurso, comparando-as. Reflete sobre o discurso como lugar de contato entre o linguístico e o ideológico. Analisa as condições de produção, a constituição e o funcionamento dos sentidos em diversas tecnologias, com ênfase para as tecnologias digitais.
Tópicos em Escrita Criativa 30h 02 créditos
Ementa: Discorre sobre o conceito de escrita criativa, a partir das diferenças que podem ser estabelecidas entre o texto literário e o não literário. Apresenta os princípios fundamentais do gênero poético, visando atividades práticas que corroboram para dar uma resposta à pergunta: como se escreve um poema? Expõe as bases para uma compreensão proficiente do gênero prosaico, dando destaque para exercícios de criação narrativa, utilizando, como modelo, a estrutura da crônica, do conto, da novela ou do romance.
Tópicos em Letramentos Literários 30h 02 créditos
Ementa: Estuda os conceitos de letramento literário. Aspectos históricos e teóricos sobre educação literária. Educação literária e letramento no Brasil. Formação do leitor literário. Letramento Literário e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação.
Tópicos em Literatura de Língua Estrangeira 30h 02 créditos
Ementa: Estudo comparado de literaturas da língua espanhola ou da língua inglesa, de obras contemporâneas e/ou clássicas de gêneros literários distintos. Estudos literários de obras da tradição e da ruptura em contextos sócio-históricos diferentes ao longo do tempo.
Tópicos em Multiletramentos 30h 02 créditos
Ementa: Estuda as novas formas de interação multimodal das redes sociais; discute práticas de multiletramentos na hipermodernidade; debate o papel das tecnologias e culturas digitais das redes sociais na formação do sujeito conectado; situa teórico e metodologicamente os letramentos e tecnologias digitais na sala de aula.